Você sabe a hora certa de trocar o pneu? E na hora de descartar, sabe a melhor forma de fazer isto sem prejudicar o meio ambiente?
Reconhecer o momento correto para trocar os pneus do carro é uma tarefa importante. Com o avanço das tecnologias e aumento da qualidade dos pneumáticos, a RPF autopeças acredita que ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição.
Existem algumas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca. Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas etc.), a estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e outros aspectos.
Desta maneira, o motorista pode adotar o TWI (Tread Wear Indicator) como principal indicativo a ser considerado.
Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito. A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente.
Outro ponto importante se refere à quantidade de pneus a ser substituída. O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme. Isso possibilita que estejam todos nas mesmas condições. Caso não seja possível a troca dos dois conjuntos, o par de pneus novos deve ser colocado no eixo traseiro, que é o maior responsável pela estabilidade do veículo.
Descartando!
A RPF Autopeças se preocupa com os impactos ambientais que podem ser causados pelo mau descarte dos pneus usados.
O mais Comum é os pneus ficarem na oficina em que realizou a troca e eles se responsabilizam pelo descarte, mas quando o processo não é realizado desta forma, temos outras maneiras de fazer isto de forma sustentável:
Reaproveitar o pneu para construir vasos, móveis, dar outro uso para o objeto é uma boa forma de sustentabilidade do pneu. Outra opção é aplicar a logística reversa e devolver o pneu no local onde foi comprado, para que o fornecedor dê a destinação final.
A RPF Autopeças quer esta sempre presente no seu dia a dia, então não deixe de conferir nossas próximas dicas.
FIQUE LIGADO!